
Quando desejamos uma mudança, 4 elementos devem ser considerados:
1- Fisiologia
2- Estratégias
3- Congruência
4- Sistemas de crenças
Nesta semana vou falar sobre a Fisiologia. Aqui, refiro-me à utilização dos sistemas representacionais (visão, audição e tato), toda vez que decidimos partir para uma ação. Exemplo:
Trabalho em uma agência de comunicação como atendimento. Recebo uma ligação importante de um cliente cuja solicitação deverá ser atendida. Enquanto o cliente me passa uma orientação, começo a digitar um e-mail para um fornecedor. O que será que vai acontecer?... Com certeza não conseguirei prestar atenção no cliente, pois ao digitar o e-mail, meu diálogo interno será ativado e minha atenção automaticamente será desviada.
Se ao invés de escrever um e-mail, eu posicionar meus olhos na linha do horizonte, ajeitar as costas e parar as demais atividades, ativarei meu canal auditivo e conseguirei prestar atenção no que o meu cliente diz.
Se fizermos bom uso da nossa fisiologia, poderemos obter os comportamentos adequados para atingirmos os resultados desejados.
Pare por alguns instantes, observe a si mesmo e alinhe sua fisiologia com a ação desejada. A prática torna-se um hábito.
Um abraço e até breve!
Isabel Cristina V. Soares


