26/05/2010

Fisiologia



Quando desejamos uma mudança, 4 elementos devem ser considerados:

1- Fisiologia
2- Estratégias
3- Congruência
4- Sistemas de crenças


Nesta semana vou falar sobre a Fisiologia. Aqui, refiro-me à utilização dos sistemas representacionais (visão, audição e tato), toda vez que decidimos partir para uma ação. Exemplo:

Trabalho em uma agência de comunicação como atendimento. Recebo uma ligação importante de um cliente cuja solicitação deverá ser atendida. Enquanto o cliente me passa uma orientação, começo a digitar um e-mail para um fornecedor. O que será que vai acontecer?... Com certeza não conseguirei prestar atenção no cliente, pois ao digitar o e-mail, meu diálogo interno será ativado e minha atenção automaticamente será desviada.

Se ao invés de escrever um e-mail, eu posicionar meus olhos na linha do horizonte, ajeitar as costas e parar as demais atividades, ativarei meu canal auditivo e conseguirei prestar atenção no que o meu cliente diz.

Se fizermos bom uso da nossa fisiologia, poderemos obter os comportamentos adequados para atingirmos os resultados desejados.
Pare por alguns instantes, observe a si mesmo e alinhe sua fisiologia com a ação desejada. A prática torna-se um hábito.



Um abraço e até breve!
Isabel Cristina V. Soares

09/05/2010

Consciência

Estou lendo um livro do OSHO chamado "CONSCIÊNCIA - A chave para viver em equilíbrio".

No capítulo 2: AS RAÍZES DO SOFRIMENTO, diz: "O sofrimento é um estado de inconsciência".


Entendo que se sofremos é porque não temos consciência dos nossos pensamentos, sentimentos e atitudes. Prefiro até dizer que não há congruência entre esses elementos se estamos sofrendo. É estar dormindo mesmo estando acordado.


Por isso dizemos estar "partidos" ou "estilhaçados". É isso mesmo! Perdemos totalmente o nosso "centramento", perdemos a integração e a unidade do SER.


Um dos nossos grandes desafios na vida é superar o sofrimento. Para isso, nosso primeiro passo consiste em buscar a consciência do corpo e do que fazemos com ele.


Considero que essa decisão, quando tomada, passa a ser uma prática que aos poucos nos proporciona paz e sintonia entre o corpo e a mente. Ambos conectados nos levam à consciência dos sentimentos e emoções, bem como nossos estados de ânimo. Levando-nos para uma integração entre corpo, mente e coração. Quando atingimos este estágio, espontaneamente nos tornamos despertos, acordados e CONSCIENTES da nossa CONCIÊNCIA. Isso faz de alguém um BUDA que encontra a bem-aventurança.


"O corpo conhece o prazer, a mente conhece a felicidade, o coração conhece a alegria, o quarto elemento conhece a bem-aventurança. A bem-aventurança é o objetivo, e a consciência é o caminho que leva até lá."

02/05/2010

Spa Ch´antao II


Na semana passada apresentei o Ch´antao, pois fui até lá para mais um módulo do MASTER PRACTITIONER em PNL.

Hoje, vou falar um pouco sobre o que me aconteceu lá.

Estávamos em 4 pessoas no master e mais ou menos 20 pessoas no practitioner.

Meu grupo era pequeno, portanto João Luiz e Nicolai resolveram aprofundar bastante a nossa vivência. Sou grata por essa oportunidade!

Entre as técnicas apresentadas, pude vivenciar o famoso REIMPRINT, que entre outras coisas, me ajudou a compreender que impressões ou crenças construí no passadao, a partir de determinada situação. E mais, consegui compreender os impactos que essas impressões ou crenças causaram em minha vida.

O melhor de tudo foi ressignificar a experiência do passado, pois as crenças e impressões construídas, se deram a partir de uma interpretação subjetiva que atribuí para aquela situação e não ao fato em si.

Concluí que essa tomada de consciência melhorou a vibração das minhas emoções e me apresentou um mundo de novas possibilidades, reduzindo os limites para que eu busque o que de fato quero.

O autoconhecimento requer vontade real em buscarmos dentro de nós as respostas que precisamos para seguir o caminho da nossa jornada, vivenciando nossos valores e também a nossa essência.

Um forte abraço e até breve!