09/05/2010

Consciência

Estou lendo um livro do OSHO chamado "CONSCIÊNCIA - A chave para viver em equilíbrio".

No capítulo 2: AS RAÍZES DO SOFRIMENTO, diz: "O sofrimento é um estado de inconsciência".


Entendo que se sofremos é porque não temos consciência dos nossos pensamentos, sentimentos e atitudes. Prefiro até dizer que não há congruência entre esses elementos se estamos sofrendo. É estar dormindo mesmo estando acordado.


Por isso dizemos estar "partidos" ou "estilhaçados". É isso mesmo! Perdemos totalmente o nosso "centramento", perdemos a integração e a unidade do SER.


Um dos nossos grandes desafios na vida é superar o sofrimento. Para isso, nosso primeiro passo consiste em buscar a consciência do corpo e do que fazemos com ele.


Considero que essa decisão, quando tomada, passa a ser uma prática que aos poucos nos proporciona paz e sintonia entre o corpo e a mente. Ambos conectados nos levam à consciência dos sentimentos e emoções, bem como nossos estados de ânimo. Levando-nos para uma integração entre corpo, mente e coração. Quando atingimos este estágio, espontaneamente nos tornamos despertos, acordados e CONSCIENTES da nossa CONCIÊNCIA. Isso faz de alguém um BUDA que encontra a bem-aventurança.


"O corpo conhece o prazer, a mente conhece a felicidade, o coração conhece a alegria, o quarto elemento conhece a bem-aventurança. A bem-aventurança é o objetivo, e a consciência é o caminho que leva até lá."

2 comentários:

  1. Tarefa difícil... porém, não impossível!!
    Já dizia Carlos Drummond de Andrade, "A dor é inevitável, o sofrimento opcional".

    ResponderExcluir
  2. Ao invés do difícil, prefiro dizer... desafiador e totalmente possível. Estou nesta busca e posso dizer que tem valido a pena.
    Obrigada pelo comentário e visita! Abç

    ResponderExcluir