25/07/2010

Medo



“A coragem é a resistência ao medo, o domínio do medo e não a ausência do medo.” – Mark Twain

O MEDO é um dos sentimentos verdadeiros do ser humano, acompanhado pela tristeza, alegria, raiva e amor. Inveja, intolerância, ciúme e outros, que não os primeiros citados, são meras máscaras criadas por nós.

Relacionado ao futuro, a função do medo é nos proteger. Para que o medo seja nosso aliado precisamos canalizá-lo de forma positiva. Atenção: eu disse canalizá-lo e não eliminá-lo!

O medo nos prepara para algo que está prestes a acontecer. O processo inicia pela liberação de cortisona, substância produzida pelo nosso corpo que nos faz sentir o famoso frio na barriga, causando stress e nos preparando para a paralisação ou para a ação.

Se optarmos pela PARALIZAÇÃO, o medo continuará presente e não resolverá nosso problema. Ficaremos na zona de conforto e morreremos nela, sem ter experimentado o resultado de uma possível ação. Isto na prática nos causa frustração e desistência de fazer as mudanças necessárias para levarmos uma vida alinhada com os nossos desejos e objetivos reais.

Ao escolhermos a AÇÃO, estamos resistindo e dominando o medo para buscarmos o NOVO. É este processo que nos torna grandes e cheios de experiências para contar nos intervalos entre uma mudança e outra. Como dizia uma pessoa querida: “O medo traz responsabilidade e responsabilidade é coisa pra gente de coragem!”

Desafio você a refletir sobre algo que queira mudar, conquistar ou experimentar, mas que só de pensar seu coração dispara, o frio na barriga aparece...

Não calcule o risco, apenas permita-se agir e sentir tudo o que tiver direito, afinal: “Os atos brilhantes se realizam de forma repentina.”


Um abraço e até breve!
Isabel Cristina V. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário