17/09/2010

ENEAGRAMA

Em 2008, como muitos sabem, iniciei minha jornada no autoconhecimento.

Uma das ferramentas que, como a PNL, considero fundamental é o ENEAGRAMA.

Utilizando o material do Nicolai Cursino, da Iluminatta Brasil, vou iniciar a abordagem deste tema no blog.



A palavra deriva do grego (ennea = nove, grammos = figura) e faz alusão aos nove pontos identificados ao longo da circunferência externa do ENEAGRAMA.

É um símbolo que existe há mais de cinco mil anos cuja origem até hoje não é definida. Desde as primeiras civilizações cristãs, na Idade Média e no Oriente, encontram-se vestígios e traços do estudo do desenho do ENEAGRAMA. Ele foi trazido para a cultura ocidental somente no século passado.


O ENEAGRAMA é um sistema de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Ele descreve em profundidade nove tipos de comportamento (perfeição, presteza, performance, profundidade, privacidade, precaução, prazer, poder e paz).

Falando sobre a minha experiência, após identificar o meu tipo, passei a ter consciência de como me relaciono comigo mesma e com mundo. E isso tem sido fundamental na minha vida, pois passei a valorizar minhas virtudes e trabalhar os pontos chave necessários para o meu desenvolvimento. Embora esse processo não tenha término (graças a DEUS), tudo ficou mais fácil na jornada cotidiana.

Além disso, o ENEAGRAMA é excelente ferramenta para as empresas porque permite que executivos entendam e superem pontos fracos específicos. Além de identificar problemas, o ENEAGRAMA aponta caminhos para resolvê-los, aliando profundidade e respeito às pessoas e à linguagem corporativa em sua abordagem. Algumas de suas aplicações são: formação de equipe de alto desempenho, liderança, gestão de pessoas, gestão de clima e conflitos, gestão de processos, gestão por competências, estratégia, marketing e negociação, entre outros temas.

As próximas postagens serão sobre cada tipo resumidamente.


Um forte abraço e até breve!
Isabel Cristina V. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário