Todos nós já falamos ou ouvimos alguém falar: “Eu gostaria de compreender fulano(a).” ou “Eu queria entender o que se passa na cabeça de beltrano(a)”.
Isso ocorre simplesmente por não explorarmos nossas relações com AQUELAS pessoas com as quais não temos tanta afinidade assim.
Essas relações “inexploradas” apresentam-se em vários setores das nossas vidas: no trabalho, nas negociações, na família, com os parentes, amigos...
Será que somente os nossos valores estão acima de tudo e de todos e por isso nos fazemos donos da verdade? Que verdade?
Nunca vou esquecer quando no módulo 2 do Practitioner em PNL Sistêmica, lá no SPA Chan´tao, estudamos um tema, tecnicamente chamado de META-ESPELHO.
Foi como se eu tivesse tirado um cabresto e começado a olhar uma paisagem bem ampla e diversa. Naquele dia, entrei em um processo muito importante, pois decidi que aplicaria essa técnica para me resolver com alguém que eu não suportava. É grosseiro, me desculpem, mas é a mais pura verdade. Aquela pessoa era a batata entalada na minha garganta! Hoje tenho grande admiração por essa pessoa e convivemos de forma muito harmoniosa, muito além das sonhadas expectativas.
Por meio do META-ESPELHO, é possível:
- Analisar um relacionamento ou situação avaliando a nossa visão da realidade, os nossos valores e como podemos nos tornar um modelo de influência.
- Ter atitude empática, ou seja, podemos nos colocar no lugar do outro para entender a realidade subjetiva dessa pessoa.
- Distanciar-se e olhar a situação de fora, como se fôssemos um observador que não toma partido, mas avalia fatos e resultados.
A compreensão ideal para determinada situação e/ou relacionamento é oriunda de uma integração destes três pontos de vista.
Como dizem os trainers João Luiz e Nicolai: “O grande lance é perceber a diferença que faz a diferença”.
Até breve!
Isabel Cristina V. Soares
04/04/2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Vou querer uma aula deste tema! Me ensina?? Bjs!
ResponderExcluirOi Isa! Gostei mto deste tema que vc abordou aqui. A propósito, já tinha deixado uma msg, mas quando vou dar uma checada no blog hj pra ver se tinha algo novo, vejo que meu recadinho não tinha entrado ???
ResponderExcluirOlha, vou querer aula particular do assunto ... rsrs
Um beijão!
Olá Karem. Obrigada pelo post! Vamos sim falar sobre o assunto. Quando quiser! Bj
ResponderExcluir